quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como escolher a escola ideal para seu filho


O fim do ano letivo está próximo e a preocupação dos pais volta-se para as escolas. Mais do que ser um local apenas de cuidado das crianças, as boas escolas de educação infantil seguem à risca o compromisso com os aspectos educativos. Pesquisas do mundo todo mostram que a frequência à creche e à pré-escola causa efeitos positivos na vida da garotada. Agora, qual escolha ideal para os pequenos que estão ingressando neste mundo novo, ou se já estudam, a dúvida é mudar ou permanecer na mesma escola.

Há alguns aspectos que ajudam nesta escolha:
1 - Os pais devem visitar a escola com os filhos e perceberem o seu ambiente. É fundamental que a criança goste da escola em que estuda.
2- O aspecto físico é importante. Salas de aula agradáveis, biblioteca, espaço de cultura, lazer, esporte. Não é necessário que o prédio seja luxuoso, mas que seja limpo e digno de um espaço em que se educa.
3 - É importante avaliar o quanto a escola investe na formação de seus professores, que são a alma da escola. Se o espaço físico for suntuoso, mas o corpo docente despreparado e desmotivado, é preferível procurar outra escola.
4 - Mesmo que os pais você não sejam especialistas em educação, é recomendável saber a linha pedagógica da escola, o seu projeto de ensino-aprendizagem e formas de avaliação.
5 - Deve-se analisar o currículo da escola, cuidadosamente, para verificar se há preocupação com temas do cotidiano como ética, cidadania, respeito ao meio ambiente, diversidade cultural, entre outros. Os pais não devem ter vergonha de perguntar tudo ao orientador que os receberem na escola. E, durante a conversa, é possível reparar no preparo dele, ao dar as respostas.
6 - Os pais devem observar os funcionários, e se possível, o diretor da escola. Uma regra básica é que todo o educador deve ser educado. Uma escola que preza por esse valor investe na capacitação de todas as pessoas que nela trabalham.
7 - Um aspecto essencial a ser observado é se a escola prepara para a cooperação ou apenas para a competição. Cuidado. Pode ser que os pais queiram apenas que o filho ingresse depois em uma faculdade, sendo aprovado no exame vestibular. Isso é importante, mas a escola tem que preparar para a vida toda, e não apenas para um exame.
8 - Uma alternativa interessante é questionar alguns pais que freqüentam a escola para ver se o discurso dos educadores é condizente com a prática.
9 - Os pais devem avaliar se o preço é compatível com o seu salário. A mesma avaliação deve ser feita em relação à localização, para que não vire um transtorno, o caminho de ir e vir.
10 - Os pais devem decidir junto com o seu filho, não importa qual seja a idade dele. É importante que ele sinta que ajudou a escolher a escola em que estuda.

Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos. Esta nem é uma dica minha. É de Cora Coralina, quando, na sua grande sabedoria, disse isto: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
 
 
 
Fontes:
 

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O primeiro contato com palavão


Não dá pra criar os filhos dentro de uma bolha e protegê-los de tudo e todos. Eles vão ter contato com violência, com palavrão, com a parte errada do mundo que nós deixamos acontecer até hoje. O mais correto é preparar o terreno e dar suporte para nossas crianças entenderem o que é essa coisa, como funciona e o que fazer a respeito.

É impossível evitar que seu filho nunca tenha contato com palavrão. Sempre vai ter uma tia avó desbocada, um primo adolescente, uma topada, ou um jogo de futebol por perto para colocar a finesse de lado. Então, por mais que você diga que é horrível, que nunca deve ser falado, vem sempre a famosa frase: “Mas o fulano fala”, e a resposta igualmente clichê, “mas você não é fulano”. Mas quando o fulano é alguém da sua família, como seu avô, fica difícil argumentar. Aí entra o bom exemplo dos pais, como forma eficiente de ensinar os pequenos a não pronunciarem palavras tão feias. A criança aprende pelo exemplo, o mais correto é que não falem palavrões em frente aos pequenos. Caso ela já tenha este hábito, o melhor é não dar ênfase, pois assim ela perderá o foco.

É até engraçado uma criança descobrindo palavrões, pois nunca mais na vida vai existir uma transgressão tão deliciosa e ingênua como essa. Não confundam com o xingamento em si, que é horrível e desrespeitoso, mas o ato de descobrir que existem palavras proibidas.

Neste caso o mais importante é ensinar que cada ocasião exige um tipo de linguagem e que o respeito deve ser usado em todos os momentos.
 
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Brinquedo Reciclado


A importância ecológica da reutilização de materiais de difícil deterioração deve ser transmitida desde pequenas idades.

Transformar esses objetos em brinquedos deve ser um ato adotado tanto em ambiente escolar quanto em ambiente caseiro, tendo em vista que podem ser utilizadas atividades práticas para este aprendizado.

Escolhemos alguns exemplos de brinquedos que podem ser feitos em casa, a diversão pode começar na confecção dos brinquedos, que tal convidar os pequenos para por as mãozinhas na “massa” e ajudar a produzi-los?
 







 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dividindo os brinquedos


Seu pequeno ganhou um montão de presentes no dia das crianças e não quer saber de dividir os brinquedos?
A melhor maneira de ensinar o pequenino a dividir é ele sair do mundinho pai/mãe/filho e participar de várias situações sociais, onde fica exposto a situações em que não é o ‘centro das atenções.
Mas vale a dica: insistir exageradamente para que a criança divida não é o melhor caminho.  O ideal é ter paciência para ir explicando ao baixinho a importância do dividir e ajudá-lo a encontrar novas possibilidades para sua  perda.
Um exemplo do que NÃO deve ser feito é os pais arrancarem o brinquedo da mão da criança para dá-lo a outra. Ajude seu filho a entender que não estava brincando com ele, ou então que aquele outro brinquedo que ele também tem é muito legal para brincar naquele momento.
Colocar limites e falar ‘não’ para a criança também é uma forma de ajudá-la a entender que nem tudo é do seu jeito, que os outros existem e com eles existem as regras de convivência. Estimular a doação de brinquedos e roupas para crianças carentes também é uma boa estratégia.
É fundamental que os próprios pais deem o exemplo, ou seja, que também saibam dividir com os demais e demonstrem o respeito ao espaço do outro. Podem parecer exemplos bobos, mas mostrar ao pequeno que você respeita vagas reservadas aos idosos no estacionamento e não fura filas, muitas vezes têm mais resultado do que insistir com ele: “empresta o seu carrinho para ele, filhinho”. Afinal, como dizia sua avó: o exemplo vem de casa!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ao mestre com carinho!


No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e pelo decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Um dia de descanso merecido a estes profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
 
 
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." - Cora Coralina

 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dias Das Crianças!!!

Comemorada em muitos países, e em datas distintas, o Dia das Crianças busca refletir sobre as condições e os cuidados que devemos ter com aqueles que podem ser a promessa de um futuro melhor para todos.

No Brasil, a data foi criada na década de 1920, por proposta de um deputado federal, como forma de homenagear todos os pequenos brasileiros. Em 1990, o país torna-se o primeiro a adequar a legislação interna aos princípios consagrados pela Convenção das nações Unidas e garante os direitos e a proteção integral de criança e adolescentes com a instituição do Estatuto da Criança e Adolescente (
ECA).

A Maison Petit deseja a todas as crianças um dia de muita alegria, com momentos de descontração e diversão.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Maratona Cultural em Juiz de Fora

Na semana das crianças também tem programação para nossos petits de Três Rios!!! Infelizmente não encontramos eventos para a data na cidade, mas ali do lado, em Juiz de Fora tem muita coisa boa acontecendo!!! Confiram...

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) programou uma maratona cultural. Que irá contar com oficinas, filmes e teatro.
A maratona cultural teve inicio no dia oito de outubro segue até o dia 19.

Programação

Quarta-feira (10)

Contação de histórias de arrepiar
Com: Flávia Nascimento
Horário: 9h30 na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, e 15h na Biblioteca Regional de Delfina Fonseca Lima.
Participação: Agendamento prévio para escolas pelo telefone 3690-7049. Livre para grupos menores

Quinta-feira (11)

Conversa com autor
Livro: 'Música Popular Nutritiva, educação nutricional através da música'
Com: Tânia Bicalho
Local: Biblioteca Municipal Murilo Mendes
Horário: 15h
Participação: Agendamento prévio para escolas pelo telefone 3690-7049. Livre para grupos menores
Sexta-feira (12)

Locomotiva Artes do Circo - Oficina de malabares, tecido, corda bamba, rola-rola
Local: Museu Ferroviário - Estação Arte
Horário: das 14h30 às 17h30
Participação: Vagas limitadas. Para crianças de 5 a 10 anos. Inscrições antecipadas pelo telefone 3690-7055

Show de musicalização infantil - Passarinhozinho
Com: Grupo Leves Cantos
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Horário: 11h
Participação: Troca de ingressos por um livro de literatura em bom estado na Funalfa

Sábado (13)

Os charlatões mais sinceros do mundo
Com: Cia 2 Banquinhos (RJ)
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Horário: 11h
Participação: Troca de ingressos por um livro de literatura em bom estado na Funalfa

Oficina de palhaçada: O mundo da criança
Com: Cia 2 Banquinhos (RJ)
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Horário: das 15h às 17h
Participação: 20 vagas. Direcionada a crianças de todas as idades. Agendamento pelo telefone 3690-7036

Domingo (13)

Enquanto o trem não vem - Brincadeiras, jogos e lazer e show de musicalização infantil com o grupo Trupicada
Local: Centro Cultural Dnar Rocha (CCDR)
Horário: das 9h às 13h
Participação: Livre

Espetáculo - 'Os três porquinhos'
Com: Isto Cia Teatral
Local: Centro Cultural Pró-Música
Horário: às 15h e às 18h
Participação: Troca de ingressos por um livro de literatura em bom estado na Funalfa

Teatro de bonecos - 'O Reino Feliz'
Com: GTMG / Cia Tralha
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Horário: 17h
Participação: Troca de ingressos por um livro de literatura em bom estado na Funalfa