quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Consumo de água para pequenos


O verão está chegando e a preocupação dos pais voltam-se para a hidratação de seus pequenos, qual a quantidade ideal de água necessária para mantê-los saudáveis nesta estação tão quente.

Os bebês amamentados ao seio desde o nascimento não necessitam de água, chás ou sucos para saciar a sede. O leite materno contém 88% de água.
A água contida no leite materno satisfaz a necessidade de água do bebê e fornece uma margem considerável de segurança.

Para os bebês alimentados com fórmulas (ricas em solutos), leite de vaca ou então que já passaram dos seis meses e que estão se alimentando de outros alimentos, a oferta de água é extremamente necessária para hidratá-los.

 
Já para crianças maiores, a quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso.

Isso que dizer que se o seu pequeno tem:

6 meses e pesa 8 kg deve ingerir 0,4L de água
1 ano e pesa 10 kg deve ingerir 0,6L de água
2 anos e pesa 13 kg deve ingerir  0,7L de água
3 anos e pesa 16 kg deve ingerir 0,9L de água
4 anos e pesa  18 kg deve ingerir  1,08L de água
5 anos e pesa 20 kg deve ingerir  1,2L de água

*Esses pesos são usados apenas para exemplificar, e pode variar de acordo com a altura da criança.

Nesta estação ofereça ao longo do dia: sucos, chás e frutas que são  alimentos que contém água. Mas não esqueça de sempre oferecer  água pura.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro


Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Comemore também!
Leia para os pequenos,  presenteie-os com livros, sentem-se com eles e façam um concurso de poesias... são tantas ideias, coloque a imaginação para trabalhar e divirtam-se!!!
 
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como escolher a escola ideal para seu filho


O fim do ano letivo está próximo e a preocupação dos pais volta-se para as escolas. Mais do que ser um local apenas de cuidado das crianças, as boas escolas de educação infantil seguem à risca o compromisso com os aspectos educativos. Pesquisas do mundo todo mostram que a frequência à creche e à pré-escola causa efeitos positivos na vida da garotada. Agora, qual escolha ideal para os pequenos que estão ingressando neste mundo novo, ou se já estudam, a dúvida é mudar ou permanecer na mesma escola.

Há alguns aspectos que ajudam nesta escolha:
1 - Os pais devem visitar a escola com os filhos e perceberem o seu ambiente. É fundamental que a criança goste da escola em que estuda.
2- O aspecto físico é importante. Salas de aula agradáveis, biblioteca, espaço de cultura, lazer, esporte. Não é necessário que o prédio seja luxuoso, mas que seja limpo e digno de um espaço em que se educa.
3 - É importante avaliar o quanto a escola investe na formação de seus professores, que são a alma da escola. Se o espaço físico for suntuoso, mas o corpo docente despreparado e desmotivado, é preferível procurar outra escola.
4 - Mesmo que os pais você não sejam especialistas em educação, é recomendável saber a linha pedagógica da escola, o seu projeto de ensino-aprendizagem e formas de avaliação.
5 - Deve-se analisar o currículo da escola, cuidadosamente, para verificar se há preocupação com temas do cotidiano como ética, cidadania, respeito ao meio ambiente, diversidade cultural, entre outros. Os pais não devem ter vergonha de perguntar tudo ao orientador que os receberem na escola. E, durante a conversa, é possível reparar no preparo dele, ao dar as respostas.
6 - Os pais devem observar os funcionários, e se possível, o diretor da escola. Uma regra básica é que todo o educador deve ser educado. Uma escola que preza por esse valor investe na capacitação de todas as pessoas que nela trabalham.
7 - Um aspecto essencial a ser observado é se a escola prepara para a cooperação ou apenas para a competição. Cuidado. Pode ser que os pais queiram apenas que o filho ingresse depois em uma faculdade, sendo aprovado no exame vestibular. Isso é importante, mas a escola tem que preparar para a vida toda, e não apenas para um exame.
8 - Uma alternativa interessante é questionar alguns pais que freqüentam a escola para ver se o discurso dos educadores é condizente com a prática.
9 - Os pais devem avaliar se o preço é compatível com o seu salário. A mesma avaliação deve ser feita em relação à localização, para que não vire um transtorno, o caminho de ir e vir.
10 - Os pais devem decidir junto com o seu filho, não importa qual seja a idade dele. É importante que ele sinta que ajudou a escolher a escola em que estuda.

Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos. Esta nem é uma dica minha. É de Cora Coralina, quando, na sua grande sabedoria, disse isto: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
 
 
 
Fontes:
 

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O primeiro contato com palavão


Não dá pra criar os filhos dentro de uma bolha e protegê-los de tudo e todos. Eles vão ter contato com violência, com palavrão, com a parte errada do mundo que nós deixamos acontecer até hoje. O mais correto é preparar o terreno e dar suporte para nossas crianças entenderem o que é essa coisa, como funciona e o que fazer a respeito.

É impossível evitar que seu filho nunca tenha contato com palavrão. Sempre vai ter uma tia avó desbocada, um primo adolescente, uma topada, ou um jogo de futebol por perto para colocar a finesse de lado. Então, por mais que você diga que é horrível, que nunca deve ser falado, vem sempre a famosa frase: “Mas o fulano fala”, e a resposta igualmente clichê, “mas você não é fulano”. Mas quando o fulano é alguém da sua família, como seu avô, fica difícil argumentar. Aí entra o bom exemplo dos pais, como forma eficiente de ensinar os pequenos a não pronunciarem palavras tão feias. A criança aprende pelo exemplo, o mais correto é que não falem palavrões em frente aos pequenos. Caso ela já tenha este hábito, o melhor é não dar ênfase, pois assim ela perderá o foco.

É até engraçado uma criança descobrindo palavrões, pois nunca mais na vida vai existir uma transgressão tão deliciosa e ingênua como essa. Não confundam com o xingamento em si, que é horrível e desrespeitoso, mas o ato de descobrir que existem palavras proibidas.

Neste caso o mais importante é ensinar que cada ocasião exige um tipo de linguagem e que o respeito deve ser usado em todos os momentos.
 
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Brinquedo Reciclado


A importância ecológica da reutilização de materiais de difícil deterioração deve ser transmitida desde pequenas idades.

Transformar esses objetos em brinquedos deve ser um ato adotado tanto em ambiente escolar quanto em ambiente caseiro, tendo em vista que podem ser utilizadas atividades práticas para este aprendizado.

Escolhemos alguns exemplos de brinquedos que podem ser feitos em casa, a diversão pode começar na confecção dos brinquedos, que tal convidar os pequenos para por as mãozinhas na “massa” e ajudar a produzi-los?
 







 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dividindo os brinquedos


Seu pequeno ganhou um montão de presentes no dia das crianças e não quer saber de dividir os brinquedos?
A melhor maneira de ensinar o pequenino a dividir é ele sair do mundinho pai/mãe/filho e participar de várias situações sociais, onde fica exposto a situações em que não é o ‘centro das atenções.
Mas vale a dica: insistir exageradamente para que a criança divida não é o melhor caminho.  O ideal é ter paciência para ir explicando ao baixinho a importância do dividir e ajudá-lo a encontrar novas possibilidades para sua  perda.
Um exemplo do que NÃO deve ser feito é os pais arrancarem o brinquedo da mão da criança para dá-lo a outra. Ajude seu filho a entender que não estava brincando com ele, ou então que aquele outro brinquedo que ele também tem é muito legal para brincar naquele momento.
Colocar limites e falar ‘não’ para a criança também é uma forma de ajudá-la a entender que nem tudo é do seu jeito, que os outros existem e com eles existem as regras de convivência. Estimular a doação de brinquedos e roupas para crianças carentes também é uma boa estratégia.
É fundamental que os próprios pais deem o exemplo, ou seja, que também saibam dividir com os demais e demonstrem o respeito ao espaço do outro. Podem parecer exemplos bobos, mas mostrar ao pequeno que você respeita vagas reservadas aos idosos no estacionamento e não fura filas, muitas vezes têm mais resultado do que insistir com ele: “empresta o seu carrinho para ele, filhinho”. Afinal, como dizia sua avó: o exemplo vem de casa!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ao mestre com carinho!


No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e pelo decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Um dia de descanso merecido a estes profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
 
 
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." - Cora Coralina