quarta-feira, 8 de maio de 2013

Atelier Maison Petit para Bebê!


Mais uma vez a Maison Petit tem o prazer de apresentar mais uma roupinha exclusiva, feita pelo Atelier Maison Petit, com modelagem desenvolvida para este bebê de 5 meses, seu traje social para o batizado!

Brindo com vocês esta conquista, deixei este post para ser colocado o mais proximo ao dia das mães para homenagear todas as mamães babonas assim como eu!

A experiência de ser mãe é algo fabuloso, transcende qualquer coisa que o ser humano consiga explicar, essa ligação entre mãe e filho é tão forte e tão única, que eles são capazes de nos reconhecer pelo cheiro. Antes do Francisco pensava que era feliz e plena, mas ele chegou para me mostrar a verdadeira felicidade!   

FELIZ DIA DAS MÃES!

 
 
 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Atelier Maison Petit

Para felicidade das mamães, A Maison Petit criou um atelier, o Atelier Maison Petit.
As peças são feitas sob medida, para tornarem inesquecíveis os momentos especiais de nossos petitosos.

A idéia é confeccionar roupas exclusivas para meninos e meninas, visando todo o conforto

que a criança precisa.
Nada mais justo, afinal as princesas e os príncipes têm de estar bem à vontade para

brincarem a valer, e não só fazendo bonito na foto!
 


segunda-feira, 25 de março de 2013

LIQUIDAÇÃO DA MAISON PETIT

Nossos pequenos crescem muito rápido e as roupas tão carinhosamente escolhidas insistem em não acompanhar o ritmo delas. A Maison Petit sabe disso e dá uma mãozinha para renovar o guarda-roupa infantil com a liquidação de roupas incríveis e preços mais incríveis ainda, com descontos de até 50%. Confiram os lindos modelos abaixo.














 










 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Saúde bucal das crianças

Hoje vamos falar novamente de higiene bucal, esse assunto preocupa os pais e com toda razão, é desde pequeno que devemos zelar pela perfeita saúde da boca de nossos filhos, para garantir um belo sorriso no futuro. O post é mais uma parte da entrevista com a Dra. Lívia Machado Lima Makcris, (CRO-RJ:31.789, Especialista em Dentística Restauradora - UERJ, Especialista em Endodontia - UFJF).


 
Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?
Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.

Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajudá-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:
  • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor (a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança já consegue cuspir) para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
  • Ir ao dentista para exames regulares.

Que técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos?
Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:
  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor (2 a 3 anos de idade, quando a criança já consegue cuspir). Não deixe a criança engolir o creme dental.
  • Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.
  • Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.
  • Escove com movimentos para frente e para trás.
  • Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.
  • Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.

Quando a criança deve começar a usar o fio dental?
O fio dental remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. Por isso, comece a usá-lo quando a criança tiver quatro anos. Ao completar oito anos, as crianças já podem usar o fio dental sem auxílio dos pais.

O que é selante dental e como saber se meu filho precisa usá-lo?
O selante dental cria uma barreira altamente eficaz contra as cáries. O selante é uma película fina de plástico (resina) aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma. A aplicação do selante não dói e pode ser feita durante uma consulta ao dentista. O dentista poderá informar se é recomendável fazer esta aplicação nos dentes de seu filho.

O que é o flúor e como saber se meu filho está recebendo a quantia certa de flúor?
O flúor é uma das melhores maneiras de evitar as cáries. Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantia de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você tem em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que apresenta, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), seu pediatra ou dentista poderá recomendar gotas de flúor ou um enxagüante bucal, além de um creme dental com flúor.

Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança?
Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.

Cada "ataque" pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.

O que fazer se meu filho quebrar um dente?
Em qualquer caso de ferimento na boca, você deve comunicar-se imediatamente com o dentista. Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado. Você pode dar um analgésico para evitar que a criança sofra até chegar ao consultório.

Se possível, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista. No caso de cair o dente em razão de um acidente, leve-o ao dentista o mais rápido possível. Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo. Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do dentista*. Em alguns casos é possível reimplantá-lo.

* Pode ser que seja possível recolocá-lo na boca de seu filho através do procedimento de reimplante.

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância?
Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Para prevenir as primeiras cáries:
  • Evite alimentação durante a noite, tal como trazer o bebê para a sua cama e permitir que ele ou ela se amamente à vontade. O leite pode "permanecer" na boca da criança e causar a formação continua de ácido ao longo da noite. Este ácido leva à formação de cárie.
  • Evite deixar o bebê passear com uma mamadeira.
  • É recomendado que você encoraje sua criança a beber de um copo já no seu primeiro aniversário.

Tudo bem se minha criança chupar o dedo polegar?
Chupar o polegar é normal em crianças; a maioria para por si próprias até os 2 anos de idade.
  • Se sua criança chupa o polegar e tem mais de 2 anos de idade, tente desencorajá-la até completar 4 anos.
  • Chupar o dedo além da idade de 4 anos pode levar ao problemas de dentes tortos, apinhamento e/ou de mordida.

Tudo bem se meu bebê usar a chupeta?
Sim, mas não a coloque em açúcar, mel, ou líquidos adoçados.
 
 

Qual é o melhor método para escovar os dentes de uma criança pequena?
Use uma escova pequena e com cerdas macia. Faça movimentos circulares ou movimentos ondulados em todas as superfícies dos dentes, particularmente onde o dente encontra a gengiva. Quando sua criança aprender a cuspir, use uma pequena quantidade de creme dental com flúor do tamanho de uma ervilha na escova. As famílias devem pedir ao dentista que demonstre a escovação correta na visita da criança ao dentista.

Posso transmitir bactérias prejudiciais que possam afetar os dentes do meu bebê?
Sim. Germes causadores de cáries podem ser transmitidos via contato - tal como quando o bebê puser as mãos em sua boca, e daí na própria boca. É por isso que é tão importante você manter seus próprios dentes e gengivas saudáveis.

Além disso, pesquisas têm mostrado que já que uma mulher grávida compartilha seu sangue com seu bebê antes de nascer, qualquer infecção em sua boca - como uma cárie ou doença de gengiva (periodontal) - pode afetar o bebê. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Dentais e Crânio-facial do Instituto Nacional de Saúde, doenças / infecções orais também estão ligadas a problemas bebês prematuros, e com reduzido peso de nascimento.

Quando devo começar a usar creme dental com flúor na escovação da minha criança?
Quando sua criança souber cuspir. Flúor é seguro e necessário para manter os dentes fortes, mas somente em níveis apropriados. Crianças mais jovens tendem a engolir quantidades excessivas de creme dental , e isto pode levar a flúorese, que causa a descoloração dos dentes. E lembre-se, mesmo que a sua água for fluoretada, é necessário utilizar creme dental com flúor. Flúor é necessário ambos em forma "sistêmica" - como creme dental, e em forma "ingerida" - como água ou suplementos de flúor.

Eu uso água engarrafada em casa, e não contém flúor. Tudo bem?
Se você usa água engarrafada para beber e cozinhar - ou se sua água do sistema público (comunitário) não contém flúor - não esqueça de avisar a seu dentista ou médico. Eles possivelmente prescreverão suplementos de flúor para o bebê.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Agendinha da Folia

Vamos levar nossos pequenos para pular o carnaval da melhor forma possível, pensando sempre no bem estar das crianças, então vamos as dicas.

Começando pela fantasia, fuja dos tecidos sintéticos para não incomodar a criança nem fazê-la transpirar excessivamente. É importante que ela se sinta confortável com a fantasia.

Abuse de serpentinas e confetes. Só faça uso de spray de espuma, caso não sejam tóxicos e não contenham álcool. Verifique sempre essas informações nas embalagens
Procure levar os pequenos em lugares mais abertos. Mas se a festa acontecer em um salão, tente ficar longe das caixas de som. Quanto mais nova a criança, mais longe do barulho você deve ficar. Entrar no clima e querer dançar também faz parte da festa, mas no caso de crianças com menos de quatro anos os pais devem ficar atentos o tempo todo, para evitar acidentes.
Entre uma dança e outra, ofereça água ou suco para manter a hidratação. Alimentos leves, como frutas, são ideais para não deixar o estômago vazio. Em relação à hora de ir embora, o especialista recomenda que os pais sintam o fôlego da criança. Geralmente uma hora e meia de folia basta para esgotar a energia das crianças, mas se elas ficarem cansadas ou irritadiças antes desse tempo não insista. Confira abaixo onde levar seu filho para pular Carnaval:

Bailinho de Carnaval do Via Parque
Quando: 09 e 10 de fevereiro, de 15h as 18h
Onde: Praça de Eventos do Shopping Via Parque
Preço: Grátis
 Bloco Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho
Quando:
11 de fevereiro, às 11h
Onde: praça do Largo do Machado
Preço: Grátis
Baile Infantil Palavra Cantada 


Quando:
12 de fevereiro, às 17h (abertura do portão às 15h) 


Onde: Clube Monte Líbano (Av. Borges de Medeiros, 70, Lagoa)



Preço: de R$ 40 (criança) e R$ 80 (adulto). Crianças de até 12 meses não pagam.
Bloco Cordão Umbilical
Quando:
23 de fevereiro, às 12h
Onde: Largo dos Leões, Humaitá
Preço: Grátis

 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Saúde bucal do bebê

O blog da Maison está de volta, depois de um tempinho de férias, voltamos com muitas novidades para as mamães e seus pequenos.

E para abrir com chave de ouro, convidamos a Dra. LÍVIA MACHADO LIMA MAKRIS, CRO-RJ:31.789, ESPECIALISTA EM DENTÍSTICA RESTAURADORA – UERJ, ESPECIALISTA EM ENDODONTIA – UFJF, para falar sobre a saúde bucal dos nossos pequenos, a matéria foi dividida em 4 posts, de acordo com o desenvolvimento infantil.

Como cuidar dos dentes do meu bebê?
 
 
     
Higiene bucal do bebê

Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.

 

Como devo cuidar dos dentes do meu bebê?
 
 

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?
 

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.