quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dividindo os brinquedos


Seu pequeno ganhou um montão de presentes no dia das crianças e não quer saber de dividir os brinquedos?
A melhor maneira de ensinar o pequenino a dividir é ele sair do mundinho pai/mãe/filho e participar de várias situações sociais, onde fica exposto a situações em que não é o ‘centro das atenções.
Mas vale a dica: insistir exageradamente para que a criança divida não é o melhor caminho.  O ideal é ter paciência para ir explicando ao baixinho a importância do dividir e ajudá-lo a encontrar novas possibilidades para sua  perda.
Um exemplo do que NÃO deve ser feito é os pais arrancarem o brinquedo da mão da criança para dá-lo a outra. Ajude seu filho a entender que não estava brincando com ele, ou então que aquele outro brinquedo que ele também tem é muito legal para brincar naquele momento.
Colocar limites e falar ‘não’ para a criança também é uma forma de ajudá-la a entender que nem tudo é do seu jeito, que os outros existem e com eles existem as regras de convivência. Estimular a doação de brinquedos e roupas para crianças carentes também é uma boa estratégia.
É fundamental que os próprios pais deem o exemplo, ou seja, que também saibam dividir com os demais e demonstrem o respeito ao espaço do outro. Podem parecer exemplos bobos, mas mostrar ao pequeno que você respeita vagas reservadas aos idosos no estacionamento e não fura filas, muitas vezes têm mais resultado do que insistir com ele: “empresta o seu carrinho para ele, filhinho”. Afinal, como dizia sua avó: o exemplo vem de casa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário